24 C
Guajará
quinta-feira, maio 23, 2024
InícioSem categoriaPrefeitura de Guajará (AM) realiza 1° Conferência Municipal de Saúde Mental

Prefeitura de Guajará (AM) realiza 1° Conferência Municipal de Saúde Mental

0:00

Ouça o conteudo da pagina

Na última quinta-feira (12), a Secretaria Municipal de Saúde de Guajará (AM) realizou a 1° Conferência Municipal de Saúde Mental, onde tinha o Tema: A politica de Saude Mental como Direito:Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS. Estiveram presentes no evento, o prefeito Ordean Silva, o secretário municipal de saúde Braz Melo, a coordenadora da atenção básica Queila Lima, profissionais de saúde, secretários municipais e comunidade em geral.
A conferência teve 3 eixos temáticos, onde teve como palestrantes, as assistentes sociais Dianny Moira Leão Alves, Rani Maria de Paula Oliveira e o médico Enagio.

O principal objetivo da conferência é promover e discutir reflexões sobre a saúde mental. O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS I) de Guajará dispõe de vários serviços, tais como: acolhimento, consulta médica, de enfermagem, com psicóloga e prestam atendimentos humanizados à população guajaraense.

Segundo a coordenadora Elivania, o município presta atendimento a todos que buscam atendimento. “Todas as pessoas que buscarem acolhimento no CAPS I ou nas demais unidades serão acolhidas por um profissional que ouvirá e identificará suas necessidades”, explicou.

Elivania informou ainda que a unidade auxilia as pessoas de todas as faixas etárias. “Oferecemos apoio emocional para todas as pessoas que se sentirem deprimidas, com transtornos mentais, dependentes químicos ou outras alterações de comportamento. Não devemos menosprezar os sinais de descontentamento. Todos possuem o direito de serem ouvidos e receberem um atendimento humanizado”, destacou.

Braz Melo, secretário municipal de Saúde, enfatizou que o intuito é sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente.
“Conversar sobre a Saúde Mental é fundamental, pois os cuidados com estas questões ainda são alvos de preconceito. Vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Por isso, cuidar da saúde é um ato de autoconhecimento que permite a reflexão sobre formas, ações e estratégias para orientar novas oportunidades, horizontes e perspectivas de valorização da vida”, afirmou.

O prefeito Ordean Silva agradeceu aos palestrantes por disponibilizarem do seu tempo para participarem da conferência. “Eu aproveito para agradecer as assistentes sociais Dianny Moira Leão Alves e Rani Maria de Paula Oliveira e ao médico Enagio, por se disponibilizarem a compartilhar os seus conhecimentos conosco”, disse.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

Mais populares

Comentários

Pular para o conteúdo