Lar Sem categoria 1° Conferência Municipal do Selo UNISEF no município de Guajará (AM).

1° Conferência Municipal do Selo UNISEF no município de Guajará (AM).

1° Conferência Municipal do Selo UNISEF no município de Guajará (AM).

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) a 1° Conferência Municipal do Selo UNISEF, na 2° Igreja Evangélica do município de Guajará (AM). Essa é a primeira vez que o fórum comunitário acontece em Guajará (AM).

No evento, estiveram presentes à Câmara Municipal representada pelo vereador Jector Samott, Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Saúde, Secretaria de Educação e Prefeitura, na pessoa do vice-prefeito, Conselho Tutelar e outras autoridades.

Júlia Beatriz Saraiva da Silva, é a articuladora do Selo UNISEF no município. De acordo com ela, o objetivo do fórum é promover um momento de participação de planejamento. “É um momento de troca de informações e diálogo, onde se apresenta o planejamento, as metas que precisam ser alcançadas e seu principal resultado é de aprovar o Plano de Ação dos Direitos da Criança e do Adolescente”, explicou.

O fórum acontece em parceria com a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), está acontecendo em todos municípios do Amazonas. “Estamos aqui trazendo mais educação, mais saúde, direito ao adolescente de ir e vir, direito ao esporte e educação”, disse Daura, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Valquíria Bandeira, mobilizadora de adolescentes do município, explicou que o grupo de adolescentes com o qual ela trabalha chama-se NUCA. “Esse é o grupo que está disposto a participar das programações do Selo. O objetivo é implementar novas ideias junto a gestão pública, para que eles possam trazer melhorias para as crianças e os adolescentes”, destacou.

Vale aqui lembrar que o Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.