Lar Noticias Secretaria Municipal De Saúde oferece inserção gratuita de DIU à mulheres de Guajará.

O Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre é um método contraceptivo não-hormonal ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O DIU libera uma pequena quantidade de cobre no útero para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos. O Dispositivo é inserido por um profissional de saúde. Este método contraceptivo tem eficácia superior a 99% e após a inserção seu efeito pode durar 10 anos. Podendo ser retirado a qualquer momento, o DIU de cobre não causa dificuldades na fertilidade após sua retirada. Sua inserção pode ser um pouco desconfortável e nos primeiros 3 meses pode acontecer aumento do fluxo menstrual e cólicas, com alívio após esse período de adaptação.
No município de Guajará este método vem sendo ofertado nas Unidades Básicas de Saúde, onde a paciente é atendida e orientada sobre o Dispositivo Intrauterino. Manifestando o desejo de inserção a paciente é encaminhada ao ginecologista para avaliação, sendo considerada apta, a inserção é agendada pela enfermeira responsável (Thaís Iara), que passa todos os cuidados e retornos de controle do posicionamento do DIU. Existem alguns fatores que impossibilitam o uso do DIU por algumas mulheres, por isso são indispensáveis a consulta de enfermagem e a avaliação médica para que esse método seja utilizado. A inserção do DIU vinha acontecendo na última sexta-feira do mês no hospital de Guajará, porém, diante da grande procura deste método, em breve também será realizado a inserção em mais dias no mês. Mais de 15 pacientes já receberam o dispositivo intrauterino pela equipe de profissionais do município, o ginecologista Júlio Abel Seijas, enfermeiro Rudson Rogério e a enfermeira Thaís Iara.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada para prevenção e promoção da saúde pública, por isso as UBS do município de Guajará no Amazonas estão munidas de profissionais de enfermagem prontos a orientar e auxiliar na implantação deste e de outros métodos contraceptivos.